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10 dicas para ter sucesso com a sua loja de roupas

O mercado do vestuário é uma área que está em constante crescimento. Talvez por isso, é cada vez mais comum encontrar pessoas que decidem investir em seu próprio negócio ao abrir uma loja de roupas. Mas não pense que montar uma loja de sucesso é algo simples: a tarefa requer muito mais do que conhecimento em tendências e um bom estoque de vestuário.Você precisa também de uma clara ideia do seu público e de alguns outros detalhes para ter certeza de que conseguirá vender o seu produto e fidelizar a sua clientela.

Dicas de sucesso para sua loja de roupas

1. Entenda sobre a Indústria do Vestuário

Uma das melhores formas de reduzir o seu risco de falhar é aprender sobre a área que você está decidido a investir. Para isso, você pode ler livros sobre o assunto, ou fazer cursos de moda, marketing ou empreendorismo. Existe também a alternativa de trabalhar ou fazer um estágio em uma loja semelhante à que você deseja abrir. Conhecimento prático também ajuda!

2. Escolha o seu nicho

Quando você está decidindo quem é o seu público alvo e, consequentemente, para qual nicho você vai falar, tente ter a visão clara de quem é o seu cliente ideal. Responda perguntas simples como “quem desejo vestir?”, “Homem? Mulher? Criança? Adulto?”, etc. Entender quem é a sua clientela é um outro passo rumo ao sucesso.

3. Crie um plano de negócios

Se você vai levar isso a sério, é importante criar um plano de negócios e usá-lo como fio condutor da sua empresa. O plano inclui soluções visuais (logo, ideias), informações financeiras, descrições de público alvo, missão, políticas da empresa, etc. É importante ter tudo isso muito bem detalhado.

4. Escolha bem a localização

O lugar onde a sua loja ficará sediada tem o poder de alavancá-la ou arruiná-la. Por exemplo, se você pretende montar uma loja em um shopping center, saber que o local é otimizado para vendas e a sua loja vai ter chances de conquistar a clientela que já é regular no estabelecimento. Antes de decidir onde você vai instaurar a sua loja, investigue a vizinhança, preços de locação (se for o caso), comodidades, etc. É importante pensar nos detalhes.

5. Pense no visual da sua loja

É ideal encontrar os móveis corretos para a sua loja. Por exemplo, se você prentende montar uma boutique de grife voltada para mulheres adultas, não vai querer colocar uma decoração rútica pensada para moda praia, correto? Para ter sucesso, a decoração é parte muito importante da sua loja.
Para montar um lugar agradável, pense em como você quer expor os seus produtos. Pense na iluminação, nos provadores, nos lugares dos caixas, no estoque… Se você encontra dificuldades neste item, lembre-se que a Comac pode ajudar, oferecendo móveis para escritório, expositores, manequins, araras, acessórios, enfim, toda a estrutura para o seu sucesso.

6. Estabeleça as políticas operacionais

Para ter sucesso é importante ter controle do andamento operacional da sua loja. Crie um protocolo onde estão claros itens como horários de funcionamento, promoções, precificação, políticas de trocas, e outros fatores que você considere importantes já estarem decididas. Use este protocolo para te guiar nas ações diárias e nas solicitações dos clientes.

7. Escolha bem os funcionários

No caso das lojas de roupas, contratar um funcionário é algo para se levar bastante em consideração. Isto porque eles funcionam também como “vitrine” da sua loja, e por isso, devem refletir e vestir o estilo do seu produto pessoalmente.

8. Escolha bem os seus fornecedores

Se você não sabe bem por onde começar, considere fazer uma pequena pesquisa em lojas com produtos similares aos que você deseja vender para saber onde encontrar bons fornecedores para a sua marca.

9. Tenha um plano de Marketing

Se você seguiu corretamente todas as dicas anteriores, significa que você já escolheu um público alvo, uma boa localização e estrutura, além de montar um plano de ações e negócios. No entanto, para ganhar novos clientes e fidelizar os antigos, é importante ter uma boa estratégia de marketing para o seu negócio. Se você tem um boa reserva para investir, considere o marketing tradicional: outdoors, revistas, tv, rádio, etc. Vale lembrar que o marketing digital também é uma ótima carta na manga e com baixos custos.

10. Não desista

Como todo o começo, talvez demore um pouco até você ver o seu esforço e dedicação gerarem frutos. De qualquer forma, se você insistir, mesmo que venham desafios no caminho, é bastante provável que no final você alcance o seu sucesso. Acredite em você mesmo, isso também é essencial.

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