importãncia do vendedor

A importância do atendimento para a sua loja

Entenda qual é o real papel do vendedor em uma loja de confecções e saiba o quanto o atendimento é importante para o sucesso do seu negócio.

 

Quem gerencia a sua própria loja de roupas, ou está prestes a inaugurar um estabelecimento, deve levar em conta várias questões. Entre elas, a manutenção do estoque, o cuidado com a iluminação e a decoração da vitrine. No meio de tudo isso, porém, você não pode se esquecer de uma peça fundamental para garantir o sucesso da loja: o vendedor.

O atendimento é um fator decisivo para a compra. O vendedor é que faz a comunicação entre a loja e o consumidor, demonstrando a qualidade das roupas, a variedade de modelos e a acessibilidade dos preços. Se a cliente pediu uma blusa e não tinha a sua numeração, o atendente pode oferecer outras opções, como um modelo diferente no tamanho certo. São nesses pequenos detalhes que reside todo o diferencial de um vendedor.

Além disso, um atendimento de qualidade é importante para ganhar a fidelidade do cliente. Ele garante que, no futuro, o consumidor estará de volta à sua loja. Por outro lado, um atendimento ruim ou fraco pode afastar aquele cliente para sempre da sua loja. Ninguém gosta de ser mal atendido, ainda mais quem está disposto a consumir.

Saiba mais sobre a função do vendedor e entenda como ele faz a diferença para a loja.

 

O papel do vendedor

Muita gente acha que o papel do vendedor é “empurrar” a venda, convencendo o cliente a levar a roupa de qualquer jeito. A insistência do atendente pode se tornar cansativa, além de passar aquela impressão desagradável de que os seus elogios e sugestões são vazios, falsos.

É necessário promover uma mudança na forma como os donos de loja encaram os seus funcionários. Afinal, o papel do vendedor não é apenas vender as roupas, mas atender o cliente da melhor forma possível. Mais importante que o volume da compra, é assegurar a satisfação do consumidor.

Para garantir que isso aconteça o atendente deve ter a sua atenção sempre voltada para o cliente, não para a venda. A abordagem deve ser feita de forma educada e ágil. O vendedor deve oferecer soluções para o que o consumidor deseja e precisa. Se a cliente quer um vestido para festa, o atendente também pode oferecer sapatos e acessórios que combinem, ao invés de insistir naquela peça que não vestiu tão bem assim. No fim, a venda é a consequência de um bom atendimento.

Ainda que o consumidor não encontre o que está procurando, deixe que ele saia da loja com a certeza de que foi bem atendido. Dessa forma, você ganha um cliente. No futuro ele vai poderá retornar à loja e você terá novas oportunidades para efetuar uma venda.

 

Invista em capacitação

A escolha do bom vendedor começa logo no processo de seleção. Busque pessoas que apresentem grande habilidade de comunicação e sejam boas ouvintes, além de demonstrar motivação para o relacionamento com o público e trabalho em equipe. Valorize aqueles profissionais que já tenham experiência em vendas e ofereça um treinamento para vendedores com foco nas necessidades da sua loja.

Mesmo assim, é necessário investir na capacitação dos seus funcionários. Existem cursos voltados para os vendedores que ajudam os atendentes a desenvolver as habilidades necessárias ao processo de venda, como a abordagem, a demonstração do produto e a negociação. Um bom profissional sempre pode aprender mais e melhorar as suas técnicas. Invista em treinamento, proporcione aos seus funcionários a oportunidade de frequentar cursos e workshops.

É fundamental também que o vendedor esteja por dentro das novidades da sua área. Assim ele pode oferecer ao cliente as opções de roupa mais adequadas. Isso é a chave para efetuar um atendimento melhor, mais completo e personalizado. Aproveite e estimule o interesse dos seus funcionários pela moda. Assim eles estarão conectados com os desejos e necessidades do consumidor.

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