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Aumente as vendas da sua loja através da organização do espaço.

A organização da loja é determinante para as vendas. Um estudo sobre Desenvolvimento Gerencial feito pela Fundação Getúlio Vargas e coordenado pelo Gestor empresarial Fabrício Rodrigues apontou: “o efeito que a transformação dos fatores de design, pela utilização do merchandising, pode causar nas vendas de uma tradicional rede de lojas do varejo”. Segundo ele a disposição uma organização que torne o ambiente agradável satisfaz o senso estético do cliente, fazendo com que ele fique mais tempo no interior da loja, o que favorece as vendas.

Aliado ao bom atendimento, o interior da loja deve favorecer o conforto do consumidor, combinando seus desejos a um visual atraente. Uma área de vendas sempre organizada, limpa e colorida cria um impacto visual positivo, tornando o clima propício para deixar o cliente mais influenciado a comprar. Lembre-se que desde a vitrine até os balcões devem ser pensados para deixar o público confortável, sendo até mais importante de ter uma publicidade que atenda ao perfil do target.

Fachada e vitrine

A fachada é um elemento de comunicação bastante atraente e deve causar uma boa impressão. Por isso é importante que ela realce o conceito da loja, apresentando cores e uma tipografia atraente. É importante também criar um conceito para a vitrine, que a torne convidativa e estimule seu cliente a entrar na loja. A vitrine também deve renovada sempre, adotando temáticas que variam de acordo com a época, mesmo sem nenhuma data especial. Ser criativo nessa hora faz toda a diferença, contudo a vitrine deve trazer informações aos pedestres, principalmente quando houver uma liquidação.

Área vendas

Esta deve estar sempre organizada, com um bom espaço para a circulação e corredores que conduzam o cliente sempre para o interior da loja. A disposição das mercadorias deve ser convidativa e pode ser feita em toda a área que não foi usada para a circulação de pessoas. É importante observar a disposição dos elementos e seguir uma lógica para atender as necessidades de vendas e dos clientes. O ideal é que os produtos mais procurados tenham espaço de destaque e o caixa deve ficar disposto ao fundo, assim, os clientes poderão conhecer toda a loja.

Iluminação

O ambiente precisa estar sempre bem iluminado e destacar as mercadorias mais interessantes ou aquelas que precisam ser vendidas mais rápido. Algumas luzes valorizam mais certas mercadorias, como as incandescentes, indicadas para alimentos. É recomendado sempre usar luzes indiretas, mesmo em outros produtos. O ideal é direcionar para o teto, diminuindo as chances de ofuscar a visão dos clientes, que podem se sentir incomodados com a luz e saírem rapidamente da loja.

Arrumação e decoração

Alguns pontos são de grande importância para a melhoria das vendas. Começando pelo som, que favorece as compras, principalmente quando a escolha agrada os clientes. O cheiro também ajuda bastante na fidelização dos clientes, funcionando como um atrativo e atiça a sua memória. A decoração deve sempre estar aliada ao bom gosto e por isso é válido deixar os excessos de lado. Se tiver problemas em escolher a decoração, você pode contratar uma empresa especializada, que poderá ajudar na estrutura ou na reforma do negócio.

Uma empresa que tem se destacado no segmento é a Comac, que oferece expositores, araras, manequins e todos os acessórios para tornar o estabelecimento um sucesso de público e de vendas. Conheça mais sobre a Comac e como ela pode alavancar as vendas de forma significativa.