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Como a otimização do espaço ajuda a vender mais?

Se você é proprietário de uma loja, sabe a importância da decoração para o sucesso do negócio. Muito além do trabalho dos arquitetos e designer de interiores, o projeto de uma loja precisa estar de acordo com a dinâmica do espaço, o movimento dos clientes e os tipos de produtos que são vendidos.

Uma loja é um organismo vivo, que está em constante mudança. Exatamente por isso, é fundamental estar sempre atento à decoração da loja. Alternar produtos expostos, posição dos mobiliários, conhecer os pontos fortes e fracos e saber otimizar o espaço, é a chave para garantir o sucesso do seu negócio e sempre aumentar as vendas.

Como otimizar o espaço da sua loja para vender mais?

Exposição ordenada

Produto no estoque não vende, isso é sabido, no entanto, todos os produtos expostos de uma vez, também não é a solução. Peças organizadas, distribuídas equilibradamente e ordenadamente criam um aspecto muito melhor para a loja. A organização permite que o cliente enxergue todas as peças, sem criar uma poluição visual. Fique atento ao comportamento do consumidor e veja como ele reage à exposição do produto.

Espaços bem definidos

Uma loja com espaço otimizado deve ter suas áreas muito bem definidas. Desta forma, o cliente habitual se sentirá sempre confortável e os novos, não vão se sentir perdidos quando entrarem pela primeira vez. A exposição dos produtos precisa ser pensada e bem planejada, a exposição dos produtos deve seguir uma lógica. Ou seja, é importante criar um caminho, um percurso, pelos setores e produtos da loja, pensando sempre na capacidade de aumentar as vendas. Se a sua loja vende roupa masculina e feminina, é importante espaços expositivos não se misturem, afinal, a lógica de compra de cada um é bem diferente.

Enquanto as mulheres passam mais tempo experimentando, os homens são diretos e objetivos nas compras. Portanto, o ideal é que a área masculina fique sempre ao fundo, pois desta forma as clientes femininas ganham mais tempo para se decidirem, experimentarem e escolherem. Além do gênero, os estilos podem ficar divididos, se a sua loja é de roupa e vende peças para várias ocasiões, foque a exposição em grupos independentes e bem organizados.

Definição do layout

Com as áreas definidas você deve pensar o restante do layout da loja. Afinal, a área de descanso, provadores, caixa e estoque também participam na otimização do espaço. Poltronas ou sofás para descanso nunca devem ficar próximo à entrada da loja, pois por mais que a pessoa esteja só acompanhando o cliente real, o fato dele atravessar a loja, faz com que algum produto possa chamar atenção dele, se transformando numa venda. Esta regra também vale para os provadores, pois quanto mais você faz o consumidor circular pela loja, mais chances de atraí-lo com algum produto.

Conheça sua loja

O sucesso do seu negócio está relacionado ao tanto que você o conhece. Quando o assunto são as lojas, cada detalhe é relevante para o crescimento das vendas. Portanto, da decoração da loja ao atendimento, é fundamental que você saiba o que acontece, como o cliente se comporta e as áreas mais fortes da sua loja. Crie um equilíbrio entre os produtos e áreas mais fortes, com os espaços mais fracos para aumentar o rendimento do seu negócio.

No blog da loja COMAC você conta com diversos mobiliários para sua loja, descobre sempre novas dicas e sugestões para garantir o sucesso de seu negócio. Continue acompanhando!

 

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