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Como as cores influenciam na decisão de compra?

Diversos fatores são responsáveis por influenciar o consumidor na hora de realizar a compra de um produto, mas, o principal deles é sem dúvida, o visual. A maioria dos consumidores toma a decisão final sobre comprar ou não um produto, a partir da sensação gerada pelos elementos visuais. É por isso que as cores devem ser sempre levadas em consideração.

Está querendo investir no visual da sua loja? Antes de começar, entenda como funciona a psicologia das cores e como cada cor influencia o comportamento dos consumidores. Para isso, continue lendo o nosso post!

As cores e o comportamento do consumidor

Cada uma das cores é capaz de gerar um efeito diferente sobre o comportamento do consumidor, influenciando na atratividade de uma loja e na escolha de produtos. Isso só acontece porque cada cor afeta a mente das pessoas de um jeito, estimulando certas partes do cérebro humano.

A psicologia das cores, quando utilizada no marketing, é fundamental para que possamos entender a lógica do consumo. Ela nos ajuda a compreender a motivação e os desejos dos consumidores na hora de adquirir um novo produto, pois nos mostra como o cérebro interpreta as diferentes cores.

Vale lembrar que, além das cores influenciarem diretamente o comportamento do consumidor, elas são essenciais para o reconhecimento das marcas. A dica para os lojistas, portanto, é investir nas cores certas para o visual da loja para criar o efeito desejado nos clientes.

O significado das cores

Amarelo: a cor remete ao otimismo e à juventude. É também muito usada para chamar atenção. A mistura do amarelo com outras cores, que compõem o visual da loja, é uma dica para os lojistas que desejam transmitir credibilidade para os consumidores.

Vermelho: além de estar ligado à emoção, dinamismo, virilidade e sexualidade, dentre as cores, o vermelho é a cor que produz uma sensação de urgência no consumidor. É por isso que o uso da cor no visual da loja é uma das dicas para os lojistas durante as liquidações, já que o vermelho estimula as compras.

Azul: dá a sensação de segurança e confiança. Enquanto os tons escuros de azul estão ligados ao poder, os tons claros se relacionam com a higiene e o frescor.

Verde: a cor está diretamente associada à saúde e à natureza. Além de ser a melhor cor processada pelos olhos, o verde colabora para o relaxamento dos consumidores quando parte da identidade visual da loja. Ainda, transmite equilíbrio, harmonia e coerência.

Laranja: é uma cor agressiva, que transmite a sensação de mudança, expansão e dinamismo. É ótima para chamar atenção do consumidor.

Rosa: transmite a ideia de romantismo e feminilidade, por isso, é bastante usada para promover produtos para o público feminino. Enquanto um tom mais claro de rosa remete à inocência, o pink estimula o início de ações individuais.

Preto: é uma dica para os lojistas que vendem produtos de luxo. Isso porque o preto está ligado ao poder, elegância e superioridade, transmitindo uma ideia de distinção quando utilizado no visual da loja.

Roxo: não apenas está relacionado com a calma, mas também costuma remeter ao mistério. Por conta da suavidade do roxo, é uma das cores mais usadas quando o assunto é beleza.

O que achou das nossas dicas? Quais cores está pensando em utilizar no visual da sua loja? Conte para gente!

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