Interior_Small_kitchen_1.jpg

Como decorar uma cozinha pequena

Foi-se o tempo em que decorar um espaço pequeno era uma tarefa complexa. Hoje em dia, existem muitas possibilidades de móveis, revestimentos e objetos decorativos que se adaptam perfeitamente aos espaços reduzidos. E um dos ambientes mais queridos da casa é a cozinha, que merece toda atenção na hora de decorar.

Se a sua casa ou apartamento contam uma cozinha pequena, não se preocupe. A falta de espaço já não é problema hoje em dia, basta apenas saber usar as peças e técnicas certas. Para tirar as suas dúvidas, preparamos um conteúdo especial que vai te ajudar aproveitar cada centímetro do cômodo e criar uma decoração única. 

Dicas para decorar uma cozinha pequena

Faça um planejamento dos móveis

Saber otimizar a utilização do espaço da cozinha pequena, é o primeiro grande segredo neste tipo de decoração. Sendo assim, é preciso planejar quais móveis serão utilizados e como eles serão dispostos. É importante pensar no número de pessoas da casa e no uso do cômodo, para garantir que todos circulem confortavelmente. Além disso, busque por peças que sejam multifuncionais, ou seja, que reúnam numa peça única, diferentes funções. Lembre-se também de que portas de correr ajudam a ocupar menos espaço. 

Escolha as cores certas

Seja nas paredes, seja nos pisos ou no mobiliário, as cores são os elementos que dão o tom ao ambiente. Além disso, elas são capazes de aumentar ou diminuir a sensação visual de um espaço. Para a decoração da cozinha pequena, o ideal é optar por cores claras, pois elas garantem maior amplitude do cômodo. Aposte no branco, creme, cinza claro, no off-white, entre outras tonalidades neutras. Para dar um ritmo diferente, invista em pequenas peças coloridas como azul, vermelho ou verde. Desta maneira, quebra-se a seriedade das cores neutras, garantindo um ambiente com decoração única.

Fique atento à iluminação

Assim como a escolha das cores, o tipo de iluminação também ajuda a aumentar a sensação de espaço de uma cozinha pequena. Além de permitir a entrada da luz natural ao máximo, procure iluminar as áreas mais utilizadas. Os pontos de luz também funcionam muito bem na cozinha pequena. Dê preferência pela luz branca, que ajuda a clarear o espaço e garante maior amplitude do ambiente, em conjunto com as cores claras.

Acerte nos eletrodomésticos

Os tradicionais eletrodomésticos brancos ajudam a crescer visualmente o espaço da sua cozinha pequena. No entanto, as peças em aço inoxidável podem ter um efeito ainda melhor. Pois, este material garante um brilho e acaba funcionando como espelhos, que são os maiores aliados na decoração de ambientes pequenos. Sendo assim, ambas escolhas serão certeiras.

Use prateleiras e ganchos

Junto ao planejamento do mobiliário, aposte na utilização de prateleiras e ganchos. A cozinha é uma área que requer muitos itens e utensílios, às vezes, podem sobrar peças e faltar espaço. As prateleiras e ganchos, além de ajudarem a organizar, criam um efeito interessante na parede sem reduzir o tamanho da cozinha. Portanto, pense onde você pode inserir estes itens, de maneira que organizem, mas também decorem o ambiente.

Você tem alguma outra dica para organizar cozinhas pequenas? Compartilhe nos comentários! E não deixe de conferir outros artigos sobre decoração em nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *