3122879823_9a4e0ca1ed_o_d.jpg

Dicas de decoração de lojas para o seu próprio visual merchandising

Você já ouviu falar em visual merchandising? Trata-se de uma técnica que usa o design das lojas – reunindo aspectos como vitrines e interiores, instalações, acessórios e iluminação – para a influência positiva na decisão de compra dos consumidores. Como muitos lojistas já sabem, a construção de um cenário confortável e atraente, que busque a identificação do cliente com o espaço e a marca da loja, pode ser um ponto-chave para as vendas. Para a organização do ambiente, devemos levar em conta dois fatores fundamentais, mas que nem sempre são de fácil administração: o espaço físico disponível e o investimento.

Para usar o design de interiores a seu favor, os lojistas têm contratado profissionais especializados para a adequação de seus espaços de modo a alavancar as vendas de suas lojas. Porém, sabemos que, sobretudo em um momento de crise nacional, muitos deles e ainda mais os que estão entrando nesse campo agora não podem pagar por um serviço desse tipo, que chega a custar valores altíssimos dependendo do renome e experiência do especialista contratado. Por isso, preparamos uma série de dicas que vão ajudar você a montar ou repaginar sua loja da melhor maneira para vender cada vez mais. Confira:

Dicas para acertar na decoração

Tenha um tema de decoração da loja

É importante comunicar ao seu público a mensagem correta sobre sua loja e seus produtos. Para isso, por que não usar temas atuais, presentes na mídia, para conversar com os clientes por imagens e cores? Designs criativos inspirados em músicas, estilos de arquitetura ou, como é feito normalmente, em datas comemorativas, podem ser excelentes alternativas para despertar atenção e buscar a identificação dos clientes. Mas fique atento: para isso, os itens de decoração, cores e estilos das peças têm que estar sempre de acordo.

Trabalhe com as cores

Nas paredes, o ideal é usar cores claras ou neutras, como cinza-metálico, branco ou bege. Assim, as cores da parede não interferem nas cores dos produtos, fazendo com que os clientes as percebam como realmente são. É também importante fazer com que as cores das vitrines e expositores contrastem com os produtos para que eles sejam mais facilmente notados. Lembre-se: o que está à venda é que deve chamar atenção!

Posicionando os manequins

Tanto na vitrine quanto no interior, os manequins devem estar em posições que sugiram o tema da decoração e acima do nível do chão. Isso fará com o cliente os note e associe mais facilmente com o tema das peças escolhidas para exibição. Já viu a variedade de manequins da Comac?

Não exagere

Informação em excesso pode tirar o foco e gerar confusão. Por isso, algumas peças menores, como calçados, bolsas e acessórios devem ser sempre expostas com cuidado na vitrine e no interior. Para manter o foco do cliente, exponha poucas peças, que combinem entre si e com o tema definido para a decoração.

Use espelhos a favor das vendas

Uma excelente solução que vem sendo cada vez mais usada é o uso de espelhos nos tetos das lojas. Os espelhos dão uma sensação de amplitude ao cliente, fazendo parecer que a loja é maior do que realmente é e estimulando que ele se sinta mais confortável para a circulação pelo espaço.

A iluminação dos produtos

Você sabia que é muito importante manter expositores, araras e manequins sempre bem iluminados? A iluminação dá enfoque aos produtos e facilita que os clientes os notem com clareza. Mas atenção: para iluminar fundos de expositores e vitrines, use luz branca ou fluorescente; já para clarear os manequins no interior das lojas e os produtos diretamente, aposte na luz amarela. Assim, os produtos ficarão mais perceptíveis, suas cores mais aguçadas e o ambiente ainda mais agradável. Que tal essa base decorativa da Comac iluminada com LED?

Se você quer alavancar suas vendas e precisa de manequins, móveis e outros acessórios para adaptar ou montar sua loja, visite nossa loja virtual!

Gostou das nossas dicas? Sabe de mais algum detalhe de decoração de lojas que pode ajudar a atrair os clientes? Compartilhe com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *