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O diferencial oferecido é o sucesso de uma loja

Acredite, sua mãe estava certa quando dizia que “você não é todo mundo”. Afinal, quem quer ser igual? Num mundo altamente povoado e com a propagação rápida das informações, ninguém quer ser só mais um. E isso vale para o seu negócio, principalmente se ele está relacionado às roupas, grandes aliadas das pessoas na hora de se diferenciar, mostrar estilo e causar uma boa impressão. É preciso se destacar na multidão! 

E como aplicar este conceito à sua loja de roupas? É mais fácil do que parece. Confira as dicas abaixo e tenha sucesso!

7 dicas para se diferenciar

1. Avalie a concorrência 

Já abriu a loja? Vai abrir? Tem um ponto? Antes de tudo, pesquise a concorrência próxima ao ponto no qual pretende instalar sua loja. Existem outros estabelecimentos com propostas similares? Há grande circulação de pessoas? Sua vitrine ficará em evidência? Todas essas são perguntas pertinentes.

Uma pesquisa mais aprofundada pode ser encomendada para empresas especializadas e se a grana estiver curta, vale a pena conferir se a Universidade mais próxima conta com empresas júniors ( dos cursos de administração ou gestão, por exemplo) que podem oferecer este serviço por um valor reduzido ou mesmo de graça.

2. Tenha firmeza no conceito 

Seu negócio é vender roupas fitness? Ou moda praia? Ou calcinhas? Achar um conceito e se manter forte nele é fundamental para fortalecer a imagem do seu negócio e se tornar referência. Não se deixe levar por modismos passageiros; saiba quem você é e tenha foco. 

3. Treine todos 

Uma equipe afinada é uma equipe vencedora! Assim como nos esportes, a equipe que faz parte de um negócio deve estar sempre em treinamento e em constante comunicação para se manter coesa e oferecer o melhor tratamento possível ao cliente. O público é exigente e bom atendimento é fundamental!

4. Organize-se 

Você recebe visitas com a casa toda bagunçada? Com certeza não! Imagine então receber clientes em um ambiente que não traz conforto ou atraí o olhar? Péssimo! Não descuide da organização da loja. Não tem problema se não souber exatamente como instalar e dispor móveis e mostruário. Existem empresas especializadas que podem te ajudar neste processo. A internet também é uma ótima aliada para buscar referências ou mesmo comprar móveis adequados para o seu negócio. O importante é não descuidar! 

5. Surpreenda 

Então você já sabe que bom atendimento e loja impecável são pontos obrigatórios. E agora, o que fazer para se destacar? Existem várias opções: cartão fidelidade, promoções de descontos progressivos ( 10% na segunda peça, 20% na terceira e por ai vai), brindes personalizados… Você pode ainda promover outros tipos de serviços na loja para cativar suas clientes: contratar uma confeiteira para fazer cupcakes com a logomarca da loja ou bem-comprados (parecidos com bem casados mas para essa finalidade) para aquelas que efetuarem a compra, ou ainda contratar uma manicure por um dia e fazer o combo de compras e pé e mão. Estes são alguns exemplos, mas você pode dar seu toque pessoal, procurar novos parceiros e alavancar as vendas! 

6. Não pare no tempo 

Quem não gosta de uma novidade? É por isso que você precisa, enquanto lojista, se manter atualizado sobre tendências de produtos, de exposição. Tire um dia para passear por lojas que você admira ou que são referência. Olhe as vitrines, siga os perfis nas redes sociais. Quanto mais referências você tiver, mais vai poder inovar no seu negócio e manter a clientela interessada. 

7. Crie relacionamentos 

A venda do produto não é o fim, mas apenas um começo de um relacionamento entre loja e cliente. Não se descuide no pós-venda! Aproveite a ocasião da compra para solicitar informações do cliente, como e-mail, para formar um mailing que pode ser utilizado para enviar novidades e promoções. Lembre-se que a concorrência é alta e, para ser lembrado, é preciso se fazer presente na vida das pessoas. Um cliente que é bem tratado e que recebe informações que julga interessantes tem mais chances de retornar e de indicar seu negócio para os amigos. 

E você, já operou mudanças na sua loja? Quer mais dicas? Conte para gente nos comentários!