manequim.jpg

O papel dos manequins como elemento de venda e atração de clientes

Especialmente no setor de vendas e varejo, é importante que as mercadorias sejam expostas de maneira cativante e atraente. Só assim elas irão atrair atenção de consumidores e persuadi-los a comprar os produtos.

No setor de moda, seja em vestuário ou acessórios, o modo como os produtos são dispostos visualmente tem um grande impacto nas vendas e por esse motivo, é provável que os manequins sejam a ferramenta mais importante na hora de exibir os produtos.

Para que servem os manequins?

Você já deve estar familiarizado com eles: manequins são os bonecos artificiais que imitam a figura humana e que são usados por lojistas para exibir as mercadorias. Eles podem ser produzidos nos mais diversos formatos, tamanhos, e em diferentes materiais.

Uma das grandes vantagens em exibir manequins é que eles ajudam os clientes a perceber quais são as tendências em uma loja sem mesmo ter que perguntar para um vendedor. Mas além disso, eles têm outras funções:

1. Dar destaque para coleções exclusivas de uma loja

Como já mencionamos, manequins são bonecos que mostram as ultimas tendências de um estabelecimento. Neste sentido, eles representam uma ferramenta essencial na hora de comunicar com consumidores, funcionando como uma propaganda visual.

Exibir produtos atraentes da loja é o primeiro passo para chamar atenção dos prováveis compradores, e ainda funcionam como um tipo de publicidade gratuita do conteúdo exclusivo da loja. Vendedores inteligentes colocam suas melhores roupas nos manequins como forma de anunciar o que é exclusivo.

2. Exibem as últimas tendências e influenciam os clientes a comprar determinada mercadoria

É bastante natural que consumidores verifiquem primeiro a vitrine da loja antes de decidir entrar nela. E decisão de entrar ou não é feita baseada na informação que ele assimilou observando os manequins expostos na vitrine. Assim, ao exibir em manequins peças que fazem parte de uma tendência de moda (aquelas difundidas por novelas, por exemplo), você vai mostrar ao público que ele pode encontrar tal tendência em sua loja.

3. Atraem os clientes e assim aumentam a receita e lucro

Um belo e bem esculpido manequim, com roupas bonitas e bem arrumadas chamam atenção em qualquer vitrine. Elas instigam o público a entrar na loja e dar uma olhada mais de perto. Já em sua loja, as chances de um visitante virar cliente aumentam, uma vez que ele terá a oportunidade de olhar mais produtos como o que ele se interessou no começo de tudo.

4. Ensinam o consumidor

Manequins ajudam o consumidor a entender o propósito de um produto. Por exemplo, cada ocasião exige uma roupa diferente: traje esportivo para jogos, formal para casamentos, roupas de banho para a praia, e assim por diante. O manequim é uma ferramenta eficiente para mostrar para o cliente como uma roupa funciona, para que situação, quando, e como usar.

Conclusão

É importante lembrar que manequins não vendem somente as roupas que estão vestindo, mas também as peças que estão ao seu redor. Isso porque eles mostram ao consumidor do que a loja se trata e criam em sua mente uma imagem do que ele pode esperar da loja. Por isso, manequins vestidos de certa maneira transmitem para o público qual é o estilo apresentado em uma área particular do estabelecimento. Enquanto o público se aproxima do manequim atraído pela roupa que ele está vestido, ele vai observar pelo que está ao redor, e certamente se interessar por mais coisas.

Ao montar, reformar, ou apenas reorganizar uma loja, é importante pensar nos manequins também como um elemento do design porque eles contribuem para a ambientação e a personalidade da loja. Mas do que qualquer outro elemento, a maneira como eles são posicionados e vestidos diz aos compradores que tipo de cliente a sua loja atende. Por isso, tenha certeza de que a aparência dos seus manequins transmite a atmosfera e a identidade que você procurar criar na loja.

Como estão os manequins de sua loja? Se ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários! E para outras dicas como esta continue acompanhando nossa página!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *