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Olhando com os olhos do consumidor

Preparando para abrir a sua loja? Então, é hora de conhecer melhor o seu consumidor! Enxergar o seu negócio com os olhos do cliente pode ser algo um pouco difícil no início e, diante dessa dificuldade, muitos empresários se arriscam a definir um perfil por eles mesmos como se fossem o consumidor e sem muita informação. Essa medida é muito arriscada e poderá colocar em risco o sucesso da loja. Por isso, daremos algumas dicas excelentes para você entender o seu público-alvo. Afinal, eles serão os seus olhos diante do mercado. Acompanhe!

Aprenda a enxergar a sua loja com os olhos do consumidor!

Todo empresário é também um consumidor, mas nem sempre vendem o que consomem. Dessa forma, olhar para a vitrine da sua loja e tentar imaginar o que o consumidor sentiria ao vê-la pode não ser a melhor alternativa. Mas não se preocupe! Temos a solução para isso e, se dedicar um pouco de tempo e empenho, poderá alcançar o sucesso que tanto deseja nas vendas.

Pesquisa de mercado convencional

A pesquisa de mercado convencional é baseada em informações mais superficiais como idade média do seu consumidor, gênero predominante, classe social, onde se concentram em massa e outras perguntas estratégicas. Essa forma de compreender o seu consumidor é eficiente para obter dados estatísticos do mercado, público e o negócio. No entanto, essa modalidade de pesquisa não permite se envolver com o consumidor e, sem aprofundamentos, jamais saberá o que ele realmente pensa sobre a sua loja.

Se a sua loja já estiver em funcionamento você pode adotá-la como ambiente para a pesquisa. Ofereça algum tipo de incentivo para que o cliente responda as perguntas. Pode ser um desconto na compra ou um vale presente, mas seja breve e objetivo. Para isso, defina antes o que realmente deseja ou precisa saber do seu consumidor. Caso a loja ainda não foi inaugurada, pode realizar a pesquisa em diversos locais de movimento para determinar um ponto ideal para a sua loja e, se o ponto já tiver sido escolhido, faça a pesquisa nas proximidades dele.

Pesquisa de mercado qualitativa

Nessa modalidade de pesquisa, o entrevistador vai mais além para descobrir desafios, problemas, anseios, oportunidades e motivações que levariam o consumidor a enxergar a sua loja ou produto como uma solução para ele. Aqui os dados coletados representam mais sentimentos e emoções do que simplesmente estatística e relacionam a personalidade do consumidor com o seu negócio.

É importante lembrar que a pesquisa convencional aliada à qualitativa pode potencializar a estratégia. Você mesmo pode realizá-las desenvolvendo as perguntas certas para as pessoas certas, mas, se puder investir em um profissional especializado, terá resultados ainda mais satisfatórios. Ao optar por realizar a pesquisa por conta própria, pesquise muito bem antes de elaborá-la. A internet pode ser uma forte aliada na busca por informações técnicas para preparar uma pesquisa eficiente na prática e ainda ajudar a poupar tempo no processo.

Interaja com seu consumidor nas mídias sociais

Se você quer conversar com o seu consumidor, as mídias sociais podem ser o local ideal. A maioria das pessoas tem pelo menos um perfil em alguma rede social e esse pode ser o seu local de encontro com eles para realizar a sua pesquisa. Não se identifique como um lojista ou entrevistador. Relacione-se com o público e aos poucos vá realizando perguntas de forma sutil.

Essa é uma ótima forma de entender qual o pensamento e comportamento que o consumidor expressa em relação a sua loja e produtos. Filtre os mais interessados e colete informações que formarão uma opinião mais exata do seu negócio. Evite confrontar opiniões, seja apenas ouvinte e fale somente quando for para obter mais informações sobre as respostas obtidas.

Visite e participe de fóruns de discussão sobre o seu negócio

Lembra quando dissemos que a internet é uma forte aliada no processo de compreensão da visão que o consumidor tem da sua loja? Então, aqui vai mais uma dica valiosa: existem dezenas de fóruns de discussão sobre diversos temas. Localize os mais relevantes para a sua pesquisa e consulte as perguntas feitas juntamente com as opiniões e objeções expressadas entre eles.

Você pode participar ativamente desses fóruns e se expressar com opiniões e perguntas que tenham relação com a sua pesquisa e provocar debates sobre o assunto. Ficará impressionado com a quantidade e qualidade das informações, além de obter boas ideias para a sua loja.

Realize testes práticos na vitrine

Encarando todas essas etapas você já terá um banco de dados suficiente para colocar em prática alguns testes e a vitrine é um bom começo. Baseado nas informações coletadas com as pesquisas decore a sua vitrine com produtos, iluminação, cores, formas e escritas que despertem sensações e emoções nos consumidores. Faça testes semanais ou mensais variando os modelos de vitrine e, quando definir a de maior sucesso, poderá descobrir o que motivou os consumidores a entrar na sua loja.

De um modo geral, olhar com os olhos do consumidor é compreender o que eles realmente acham da sua loja e o que os influenciariam a comprar com você ao invés do concorrente. Essas informações serão a chave para garantir um diferencial competitivo e ajudar a atingir o sucesso de vendas da sua loja.

E você, ainda tem dúvida de como olhar com os olhos do consumidor? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião e experiência com agente!

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