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Qual a melhor estratégia para dar descontos em sua loja?

O período das liquidações é um dos momentos mais importantes nas vendas do varejo. Nessas horas o cliente compra mais por impulso, leva uma quantidade maior de produtos por vez e instala-se um certo clima de euforia. Para que você possa aumentar seu rendimento e fazer a promoção valer, é importante saber decidir a estratégia de descontos que irá usar. Veja algumas dicas no post de hoje!

4 dicas para acertar na promoção

1. Fique de olho na porcentagem

Somos atraídos pelos números, mesmo que não sejamos tão bons nos cálculos, nossa atenção é focada nas porcentagens mais altas dos descontos. Ainda que na conta final uma peça com 50% de desconto tenha um valor maior que semelhante com 40% de desconto, acabamos optando pela porcentagem mais alta. Ou seja, não nos preocupamos com o valor base da peça, mas sim o quanto há menos está sendo pago. Portanto, veja quais os produtos necessitam ser escoados, seja qual for o motivo e quais peças podem receber um percentual maior com o objetivo de equilibrar e aumentar as vendas no período das liquidações.

2. Defina um “tempo limitado”

Todo mundo fica aflito com prazos finais, portanto crie de maneira sútil e não desesperadora, a sensação de que se o cliente não levar o produto naquele momento, não irá encontrá-lo depois. Sendo assim, realize uma ação de promoção com tempo determinado, por exemplo:

  • 20% nos próximos 15 dias.
  • 15% de desconto entre tais dias.
  • Apenas esta semana, compre uma peça e leve duas.

Estas são apenas algumas das opções para você estimular a ida do cliente até a loja e aumentar as vendas no varejo. Aliás, você nem precisa esperar o período das liquidações para criar uma ação destas, sendo este um bom combustível para as vendas em épocas onde as vendas no varejo são mais baixas.

3. Crie descontos por linha

No lugar de colocar a mesma porcentagem de desconto para toda a loja, separe as promoções por setor. Desta maneira você consegue equilibrar os valores, potencializar sua margem de ganho e o cliente fica com uma boa sensação de que tem vários tipos de possibilidades de compras na loja. Diversificar pode até dar mais trabalho na hora de planejar que tipo de desconto você vai aplicar para cada linha, no entanto os resultados podem ser muito melhores.

4. Use e abuse da palavra mágica

Basta escrever “grátis” em algum anúncio de oferta que o cliente já fica em alerta. Afinal, quem não gosta de ganhar alguma coisa? Além disso, quem foi que disse que para você oferecer algo, precisa arcar com o prejuízo do que for oferecido. Lembre-se que o importante é saber jogar com os números, montando um quebra-cabeça de onde se poder ganhar mais e onde é necessário ceder. Sendo assim, tente criar uma promoção, seja por número de peças ou por valor de compra, em que você possa oferecer um mimo ao consumidor.

É importante ressaltar que cada loja tem suas características, público e estilo, sendo assim, além das nossas dicas para você descobrir qual é a melhor estratégia para você dar desconto, é necessário entender o seu consumidor, percebendo quais promoções são capazes de atrair mais clientes e aumentar as vendas.

E você, tem alguma estratégica infalível para promoções? Compartilhe nos comentários!

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